Kawaii Subscription Box

Música Celta

Bom hoje vou falar sobre um tipo de música que quase não é ouvida hoje em dia, em rádios e tals, eu vou falar sobre a música celta, bom quando se diz música celta, ou se ouve o tipo de música é assimilada com as músicas medievais quando sé toca em filmes de contos de fadas e tals, mas não é.
Bom decidi fazer esta postagem pois fiz um work-shop sobre isto e venho pesquisando sobre isso a uns tempos e acho bem interessante, bom espero que gostem...

Conceito
A Música celta  é a música folclórica de países de regiões celtas, são estas, a ilha da Irlanda, a Escócia, País de Gales, Isle of a Man e as regiões de Cornualha na Inglaterra, Galícia na Espanha, e Bretanha na França.
Os celtas foram um dos povos bárbaros que habitaram a Europa e tiveram seu apogeu de 250 a.c até o século 1, quando foram dizimados pela expansão do império romano e por outros povos bárbaros, sobretudo Anglo-saxões  e Teutônicos. Sua ocupação que outrora era quase que a totalidade do oeste europeu ficou restrita a estas  regiões de onde hoje  aflora a cultura celta.
Ao contrario de que muitos acreditam a musica celta executada hoje em pubs e confraternizações data de século 2 até o presente. A associação com música medieval esta muito mais vinculada ao nosso inconsciente criado por filmes e histórias do que pelo conteúdo histórico. Tem se muito pouco registro da música celta antiga sabe-se que usavam a música para guerras e rituais religiosos descatando um dos instrumentos de registro histórico, a trompa celta.

Características
O universo da música celta é amplo, indo desde a extrema melancolia até a  alegria e a euforia.
As diferentes regiões carregam diferenças culturais e por conseqüência musicais também, A Irlanda parece ter talvez, a mais "swingada" destas músicas, presente nela uma variedade rítmica exuberante.
As canções escocesas estão na grande maioria vinculada as bagpipes, assumindo um caráter de rítmica mais rígida e bastante rápida. Galícia, tem influencias ibéricas e latinas importantes, e a música Bretã apresenta-se um caráter modal e talvez seja a mais próxima da sonoridade medieval.
No aspecto rítmico a música celta se divide em Reels, Jigs, Polkas, Hornpipes, estes, rítmos mais alegres e contagiantes , sendo Airs, Valsa, Slip, Jigs, rítmos mais lentos e introspectivos. O formato dos temas é variável, sendo em sua grande maioria divididos em partes A e B mas existem temas 3 e até 4 partes; como no Chorinho, cada parte executada 2 vezes.
Como a maioria dos cancioneiros populares, este estilo também é a tradição oral, portanto, há uma gama de variações  para um mesmo tema, as partituras geralmente são encontradas em forma "Crua" abrindo espaço para improvisos e par, talvez a maior característica deste estilo, as ornamentações.
Existem varios tipos de ornamentações, sendo as mais usadas, Triplets, Roll ons, half roll ons, notas pedais, glissanos e "grace notes". Essas ornamentações possuem várias funções, como divisão de notas, aumento de volume, e valor estético, e cabe ao músico decide qual ornamento usar em determinada frase.

Geralmente os violinos de orquestras tem que ser bem afinados, música limpa e tals, com o arco do violino bem esticadinho, ja na musica celta é o mesmo violino, só que não exige muito ficar o som tão limpo as vezes o som limpo estraga a música, por isso a crina do arco fica mais soltinha, e os ruidos do violino fazem parte da música, como em músicas e orquestras tem que passar o arco certinho retinho pra não fazer barulho, sempre com um som bem limpo, ja na música celta não e também neste work-shop que eu fiz com a banda Terra-Celta, eu vi algo que nunca havia visto em minha vida, um instrumento que acho que ninguem nunca, viu, ele não compõe a música celta, mas eles compraram e usam, é a coisa mais linda que eu ja vi, parece um violino só que de chave, e da um pequeno orgulho, porque eu nunca tinha visto um instrumento daqueles, e só tem um no Brasil, e é deles, incrivel, ver o cuidado deles, ao arrumar, limpar cuidar, e até no tocar, e eu vi um de pertinho, simplesmente "Incrivel", jaja explico melhor, dêem continuidade a leitura.

Instrumentos
Uma das grandes características da música celta é sem dúvida a fusão de instrumentos folclóricos criando uma massa sonora sem igual e bastante peculiar . O grupo alem de utilizar instrumentos típicos da cultura celta também utiliza outros criando uma fusão diferente de timbres e rítmos nas composições.

- FIDDLE
O violino é sem dúvida um dos instrumentos mais característicos, e na música celta assim como em grande parte dos estilos "folk" recebe nome de "FIDDLE".


- BAGPIPES
Existem cerca de 180 tipos de fole pelo mundo, as bagpipes são talvez a marca registrada da música Irlandesa, Escocesa Galega e Bretã. Destacam-se as "Great Higland Bagpipes" na Escócia e as "Uillenn pipes" na Irlanda, "Biniou" bretão e a "Gaita" na Galícia.


- TIN WHISTLES
Pequena flauta tradicional irlandesa, também conhecida como "Pennu whitle"


- TENOR BANJO
Diferente do seu "primo" americano o "5 string banjo" o banjo tenor é tocado com palheta e possui afinação em quintas como violino.


- MANDOLIN
O mandolin, da familia dos bandolins possui diferentes tamanhos e formatos, instrumento que ganhou muita popularidade nos EUA no "blueglass".
O "Bouzouki" da familia dos mandolinas também é bastante usado no estilo.


- IRISH FLUTE
A flauta irlandesa tem timbre único, grave e bastante aveludado, diferindo bastante das "Tin whistles", mas como esta, também é um instrumento diatônico.


- ACORDEOM
De teclas ou de botão o acordeom é um dos instrumentos mais ultilizados em toda música folk mundial. Na Irlanda ainda existem as "Concertinas" os "Box" semelhantes ao acordeom de botão.


- BODHRAN 
Instrumento de percussão irlandes.


- NYCKELHARPA
Instrumento de arco sueco, também conhecido como "Violino de chave".
 

- DIGERIDOO
Instrumento de sopro de origem aborígene.


- CAJON
Instrumento de percussão espanhola.
 

Discografia/Sites
Citarei alguns artistas que tem seu tabalho cunhado na música tradicional.

- The Chieftains, grupo irlandes com mais de 30 anos de existência, Paddy Moloney e cia são verdadeiros "Demônios da Garoa" da música celta.
http://thechieftains.com

- Lunasa, também de Dublin o Lunasa representa a evolução da música celta, com virtuosismo impecável e arranjos inusitados.
http://lunasa.ie

- Altan, de Danegal, noroeste da Irlanda, o grupo alternado virtuosismo instrumental com bela voz de Mairéad Ní Mhaonaigh.
http://altan.ie

- Sharon Shannon, a mais famosa acordeonista da Irlanda, mistura jazz e outros rítmos ao seu trabalho.
http://sharonshannon.com

- The Dubliniers, o grupo tem forte influencia na música irlandesa tendo imortalizado canções tradicionais como Molly Malone, Wild rover e Whisky in the jar.

- Carlos Nuñes, gaitero dalego virtuose na gaita, tem participação em trabalho de vários artistas.

- Berroguetto, grupo galego que mistura jazz adquirindo uma sonoridade única!
http://berroguetto.com

- Ashley Macissac, fiddler de Cape Breton, o violinista canadense, deu uma dimensão a música celta, misturando-a ao rock, hip hop, eletrônica e punk.

- Allan Stivell, um  dos ícones da música bretã, um virtuose na Harpa Celta.

Além dos sites de artistas já mencionados, existem sites onde se pode encontrar partituras e dicas sobre o estilo...
- http://thesession.org
- http://abacci.com
- http://bbc.co.uk/radio2/r2music/folk/sessios/

algumas músicas incríveis:
THE MOUNTAIN ROAD -

- Irish Reel-


- Irish Fiddle -


Harvest Home


The Kesh Jig






alguns Grupos Brasileiros que eu admiro:
Terra Celta - o grupo que deu o work-shop


Essa é sem duvida uma das minha prediletas:


este video não tem nada ver com música celta, eu coloquei aqui para verem como é a nickelharma o "violino de chave":


Keltoi - Butterfly:


Gaiteiros de Lume, incrivel nunca tinha visto uma gaita de folis, primeira vez que vi pessoalmente foi no work-shop muito massa, confira o som deste instrumento:


este grupo é um máximo :D


e é isso ai galera, passei um pouco mais sobre o que aprendi, e um pouco do que eu gosto *-* e até a próxima beijos, tchau....

Um comentário:

  1. Oi Tudo bem ? Gostaria de saber a diferença entre a IRISH FLUTE e a TIN WHISTLES ... Obrigada

    ResponderExcluir

Tags

#CAÇA-BLOGUEIRAS #EuQueroEngordar #FICAADICA #PapoTec #PenteadeiraMágica #PubliPost 20 anos 2013 2014 2015 2020 4 anos de Blog 5 anos de Blog A Dama de Tranças Abaixo Assinado Aceita o Desafio Achadinhos agenda agua AI Alemanha Alimentação Alimentação Intuitiva Alimentação Sensorial Amamos NX Zero Amazônia amigos amigurumi Amor amor próprio Amostra Grátis Andreza Goulart Animatsuri Anime Day Ano Novo Anos 2000 Anúncios Araçatuba Arautos do Rei Arte Artes Cênicas artesanato Atividades Físicas Atores Autodidata aviso Avon Avril Lavigne Baby Barbie Barbie 55 anos Barbiecore Barbienatica Batalha Colírios Bebeca Cláudio. Beeh Sweet Doces BeehTV Beleza Belliz bem estar Bijuterias Birigui Boho Bon Odori Bonecas Brasi Brasil Brigadeiros Gourmet Bruna Barbie BTG Bullying cabelos Camuflagem Canal novo tempo Candy Color cantinho do internauta Capricho Caravana da Esperança Celta Chaves Chocolate Ciência Cinema Coisa de Nerd Coisas de Geek Colírios Capricho Color Block Como se tornar uma Blogueira comportamento Comprinhas Concurso conhecimento conscientização Conselhos de amiga conta mais um conto Convenção SC COOPBANC Copa 2014 Corinthians Correios Cosmos Cotidiano Covid-19 Críticas crochê cronicas Crypto culinaria Cultura Culturas Curiosidades Curitiba Dailus Dança Daniel Godri Davi Lukato Decoração Demi Lovato depressão Desabafo Desafio Design Deus diario Diário de uma Formiga Dicas Dietas Disney Divas Dolls Dove Ebay Economia Ecumênico Edição editando Educa Brasil Educação Elfos Emagrecer Empreendedorismo ENEM Enem 2012 Enquetes Ensino especiais Especial de Aniversário estilo ETs eu indico Eu tbm to aki EUA Evangelizando Exercitando o Cérebro exoterico Faculdade Fairy Família famosos Fantasias de Beeh Queen Fashion Fashion.me Favoritos Favoritos da Semana Favoritos do Mês Férias Filmes Final de Ano Finanças FJU Flamingos Flashes de Araçatuba Flores Comestíveis fofocas Forever Living fotografia Fragrâncias frases games Ganhe dinheiro Gastronomia Gestantes gifs Gomez Peer Gothic Gucci Harlem Shake higiene Hippie História Home homenagens Homens Hora da Leitura Igreja Adventista do Sétimo Dia Igreja Universal imagens Imaginação Impala incentivo Índia Infância Inteligencia Artificial Interart Interatividade Investimento Itália Japão Jequiti Jornalismo Jovens Talentos Kardashian Katy Perry Kawaii Kert Ki babado Kylie-Jenner lançamentos Larissa Manoela League of Legends Lifestyle Limpeza Literatura Livros Lojinha da Bebeca Lolitas Looks Looks do Dia Loucos por Restart Make Up e Esmalteria - Dani Cassiano make-up Malhação Manifesto Mãos de Fada Marcelo Germano Marilyn Monroe Marimoon Marjorie Estiano Marketing Marketing de Rede Matheus Vicentin Gomes Maybelline Meditação Melhores de 2014 Mercado Mermaid Método Beeh Queen Meu aniversário Meus Blogs meus contos Meus contos e Rabiscos meus desenhos Milão Militarismo Minas Gerais Minions mistico Moda Momento Charmosa Monarquia Parlamentar Monarquista Moschino Motivação Mulher Música My Little Pony My Travel and Cash Nails Art namorado Natal Nativos do Brasil Natura Nemora Cavalheiro NFT Nintendo Nostalgia Noticias novis... O Boticário ó minha foto aki O que tem de novo Oração Organização Orkut Os Melhores Otaku Mania outono 2015 Outono/Inverno 2013 Outubro mês da conscientização do combate ao Bullying Outubro Rosa Ovário Policístico Ovomaltine Pais e Filhos Paixões PANC Pandemia Parcerias Páscoa Pastor Ivan Saraiva Payot pele Pensamentos de Sofia Penteados Perfumes pergunte pergunte me Photoscape Pinterest PinUp poemas Política Postadores do Blog Postagens top presentinhos Primavera Primavera/Verão Produtos Programação Projeto Passarela Promoção Propagandas Publicidade Quem Disse Berenice? Quem eu sou Ramon Cláudio Raphael Brasileiro Raul Gil Recanto Minuxinha Receita Receitas Reflexões Reik Relacionamento Religião Remédios e Curas Resenhas respondendo perguntas Retrô Retrospectiva Revista Minuxinha Rock Rosa Rotina sabedoria Sabrina Sato Santa Catarina Santa Edwiges São Paulo Sapatos saude Saúde Saúde e bem estar Saúde Feminina saúde mental SBT SBTista Segredos de uma blogueira Sereias Sereismo Série Séries Sessão Pipoca Shopping Show Similar Skin-Care Soluções Sonhos Sorteio Spikes Style SuperFoods Sweet Lolita Taciele Alcolea Tags Talentos Teatro tecnologia Tendências Testes Tiktok to ligado Tokens Top Brasil Top internacional top net Tops da Semana Tratamentos Fitoterapicos Turismo Tutoriais unhas Unicórnio Unitoledo UP ESSÊNCIA Vacina Valeria Lukyanova Vendas Verão Verão 2013 Vermelho Vida de Dona de Casa videos Vintage Virada Cultural Paulista 2013 Visitas Vlog Você Sabia? Whey Wish List Yes Cosmetics Youtube